Mindfulness para crianças, enquanto se está brincando 25/08/2018 Psicologia e Análise do Comportamento Mindfulness para crianças, enquanto se está brincando Compartilhar:

A atitude mindfull está presente naturalmente entre bebês e crianças bem pequeninas. Perceba como eles ficam atentos quando sentem o cheiro de uma for ou acompanham o caminhar de uma joaninha, por exemplo. A medida em que envelhecemos essa presença atenta fica cada vez mais difícil.

Mindfulness é sobre atenção. Sobre estar atento a nossos pensamentos, ao nosso redor, às nossas emoções e ao que nosso corpo nos fala. É uma habilidade poderosa que nos ajuda a lidar com situações estressantes ou mesmo desligar de um dia cansativo. Você pode pensar que é um conceito um pouco abstrato e, realmente é. Mas lembre-se que ele é super importante. E o mais incrível é que você pode ensinar mindfulness para as crianças por meio de brincadeiras, especialmente as atividades que envolvem os sentidos, como a visão, olfato, audição, tato e paladar.

Separei algumas sugestões para você experimentar em casa com seus filhos ou mesmo como atividade escolar. Confira:

MÚSICA RELAXANTE:

É uma atividade super simples e efetiva para usar a audição durante uma situação estressante ou durante uma meditação. Interromper o “surto de raiva” desviando o foco para a música permite que a criança se acalme e abre um espaço para, logo nos primeiros minutos após a situação, os pais ou professores possam dialogar sobre os sentimentos que motivaram a “birra”

BOLAS MACIAS:

Sabe aquelas bolinhas que, normalmente, ganhamos de brinde e servem para aliviar a tensão das mãos e dos punhos? Iremos usá-las para explorar o toque. Sem interromper o momento da brincadeira, pergunte para a criança se:

  • O que você sente quando aperta a bolinha?
  • É quente? Gelado? Macio? Duro?
  • Você gosta da sensação em suas mãos?

Essas perguntas irão fazer a ligação entre as sensações do corpo e a atenção no presente, uma das características principais do mindfulness.

“BRINCAR COM A COMIDA” PODE SIM!

Muitas atividades sensoriais envolvem o tato, paladar e olfato. E nada mais completo para perceber esses três sentidos do que os alimentos. Perguntar para as crianças o cheiro e gosto irá trazer atenção ao momento da refeição. Ajude os pequenos oferecendo o vocabulário como: doce, salgado, amargo, mole, duro, ardido, etc. A brincadeira pode se estender logo após o fim da refeição onde a família pode conversar sobre as sensações presentes depois de estarem com a “barriguinha cheia”.

Acompanhe mais dicas de técnicas de mindfulness para pais, professores e crianças pelo Instagram @kidxchange e se você gostou dessas brincadeiras e quer se aprofundar mais sobre o tema veja nosso curso!