Introdução à FAP: Transitando ao Longo das Cinco Regras 09/10/2023 Psicologia e Análise do Comportamento Introdução à FAP: Transitando ao Longo das Cinco Regras Compartilhar:

O terapeuta FAP enxerga a interação que é estabelecida em sessão como mais uma parte da vida do cliente e, portanto, aquilo que o cliente faz dentro de sessão pode servir de exemplo do que ele faz fora de lá. Adicionalmente e, é aqui que surge toda a mágica, se o terapeuta se utiliza da relação estabelecida em sessão para ensinar o cliente a se comportar de maneiras diferentes, é muito provável que ele passe a agir assim fora da terapia. Portanto, a relação terapêutica se torna contexto de mudança, aprendizagem e crescimento pessoal.

É claro que, para que isso seja feito com maestria, o terapeuta FAP precisa estar munido de uma série de conhecimentos teóricos e práticos. Dentre eles, temos os princípios básicos da Análise do Comportamento, os pilares da FAP (bases filosóficas, formulação de caso, psicopatologia e saúde mental – que vocês aprenderão em outro texto) e as cinco regras que servem como ingredientes principais para a atuação do terapeuta.

Todas as regras estão ligadas com a ocorrência de comportamentos clinicamente relevantes (os CCR's - também é comum a nomenclatura CRB’s). Os CCR's são comportamentos-alvo apresentados pelo cliente, ou seja, formas de agir, pensar, falar e sentir importantes para entender aquilo que o cliente faz de forma inadequada e, também, aquilo que o cliente faz de forma adequada. De maneira geral, busca-se sempre diminuir a ocorrência dos CCR's inadequados ao mesmo tempo em que se busca ensinar e manter a ocorrência de CCR's adequados.

Para que o terapeuta consiga organizar sua linha de raciocínio e de trabalho em relação ao que o cliente faz, os CCR's são distribuídos em 3 tipos: CCR1 que são os comportamentos-problema ou inadequados do cliente, CCR2 que são os comportamentos de melhora e os CCR3 que representam momentos em que o cliente consegue descrever aspectos do dia a dia dele que estão relacionados aos motivos pelos quais ele agiu, pensou ou se sentiu de uma forma específica.

Agora que já entendemos o que são comportamentos clinicamente relevantes podemos descobrir o que são as 5 regras da FAP.

A primeira regra da FAP descreve que o terapeuta deve observar os CCR's.

A segunda regra descreve que o terapeuta deve criar condições, ao longo de sua interação com o cliente, capazes de evocar tanto CCR1 quanto CCR2.

A terceira regra descreve que o terapeuta deve fornecer consequências para os comportamentos evocados. Assim, aquilo que for CCR1 pode ter ocorrência diminuída e, aquilo que for CCR2 pode passar a ser apresentado mais vezes.

A quarta regra da FAP descreve que o terapeuta deve observar como seus próprios comportamentos afetam o modo de agir, pensar e sentir do cliente buscando, assim, os efeitos potencialmente reforçadores sobre o que o cliente faz.

A quinta e última regra da FAP descreve que o terapeuta deve fornecer interpretações ao cliente sobre aquilo que ele faz (sobre os seus CCR's) que permitam que ele encontre relações entre seus comportamentos e suas condições de vida históricas e atuais.

De forma geral, as 5 regras da FAP são estabelecidas para que o terapeuta intensifique seu nível de consciência sobre aquilo que ele mesmo faz e sobre os comportamentos do cliente. Assim, aumentam-se muito as chances de que os CCR's ocorram em sessão e o terapeuta consiga agir sobre o comportamento do cliente ali mesmo, sem a necessidade de esperar o cliente passar por uma situação específica no dia a dia, fora da sessão, para então propor mudanças.

A Psicoterapia Analítica-Funcional é uma abordagem empolgante que se concentra em melhorar os comportamentos e relacionamentos das pessoas. Ela olha para como nos comportamos em nossos relacionamentos e usa técnicas especiais para promover mudanças positivas. 

Se você está interessado em entender mais sobre as complexidades dos relacionamentos humanos e como eles podem ser transformados, conheça o nosso curso "Introdução à FAP: transitando ao longo das cinco regras".

https://www.institutocontinuum.com.br/curso/128-introducao-a-fap-transitando-ao-longo-das-cinco-regras


Doutor André Connor de Méo Luiz - Coordenador Acadêmico - Instituto Continuum