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Detalhes do Curso Olhares sobre o Cotidiano da Terapia Analítico Comportamental

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[12 MESES DE ENCONTROS ONLINE QUINZENAIS ÀS QUINTAS-FEIRAS, DAS 19 ÀS 22H]




INVESTIMENTO:
Matrícula + 11 (onze) parcelas de R$ 299,00
(pagas até o dia 5 de cada mês a partir de agosto/2020)

O cotidiano do terapeuta é, na grande maioria dos casos, um voo solitário. A formação genérica da graduação provê algumas referências básicas, mas oferece poucos recursos para guiar a atuação no dia a dia da clínica. Sozinho com seu cliente e amparado pelos manuais de intervenção clínica, o terapeuta, por vezes, sente falta de referências confiáveis sobre o que fazer momento-a-momento na interação com o cliente.

O curso “OLHARES SOBRE A PRÁTICA CLÍNICA DO ANALISTA DO COMPORTAMENTO”, uma parceria entre a Evolucio Capacitação e o iContinuum, visa trazer a visão de terapeutas experientes sobre as vicissitudes da prática clínica, sob a perspectiva da análise do comportamento.

A proposta do curso é discutir temas do cotidiano da clínica, desde dicas práticas, econômicas e jurídicas para a montagem e a sustentabilidade do consultório, incluindo recomendações de como agir do primeiro contato com o cliente ao momento da alta, até o manejo de emoções, caraterísticas e padrões do cliente e do terapeuta, situações de difícil manejo e queixas clínicas que desafiam o terapeuta. Cada encontro conta com um ou dois profissionais experientes apresentando uma breve introdução sobre o tópico da aula, relatando episódios significativos de sua história profissional e compartilhando/discutindo o assunto com o colega e com os alunos ouvintes.

PROGRAMAÇÃO PREVISTA

DATA PROFESSORES TEMA CONTEÚDO
30 jul 2020 Roberto Banaco e Denigés Maurel Regis Neto O QUE EU PRECISO PARA SER UM BOM TERAPEUTA? A PESSOA DO TERAPEUTA - Uma boa formação não é suficiente

- A importância das Habilidades sociais do terapeuta

- Experiência de vida importa?

13 ago

2020

Ana Carmen de Freitas Oliveira

QUERO MONTAR MEU CONSULTÓRIO: E AGORA?

- Documentações necessárias

- Planejamento

- Planejamento financeiro

- Montagem da sala: o que preciso providenciar?

- Como faço para ter mais clientes?

27 ago

2020

Adriana Suzart Ungaretti Rossi e Elisa Sanábio Heck

QUERO CAUSAR UMA BOA IMPRESSÃO! O PRIMEIRO CONTATO COM O CLIENTE

- a maneira com que eu me apresento ao telefone interfere no relacionamento?

- devo informar o preço por telefone?

- ligar ou trocar mensagens?

- como devo cumprimentar meu cliente na primeira entrevista?

- cuidados com a vestimenta

- contrato

- negociação de honorários

10 set

2020

Carolina Perroni e Catarina Malcher Teixeira

O QUE MEU CORPO DIZ SOBRE MIM? - A multidimensionalidade da interação social - Funções do comportamento não-vocal na interação

- Postura

- Gestos

- Expressão facial

- Tom de voz e velocidade da fala

24 set

2020

Yanne Luna de Azevedo e Joana Singer Vermes
O ACOLHIMENTO NA PRIMEIRA SESSÃO Iniciando uma boa relação terapêutica - o que evitar numa primeira sessão? - o que eu preciso garantir?

- e se eu não souber como ajudar?

- e se eu não quiser atender esse cliente?

E se ele for muito calado... terei assunto para 50 minutos?

8 out

2020

Francisco Andeson Gonçalves Carneiro e Flávio da Silva Borges DESAFIOS DO ATENDIMENTO ONLINE - O atendimento de meu cliente era presencial agora mudou para online. O que muda? - Dá para estabelecer uma boa relação terapêutica no atendimento online?

- Em que eu preciso prestar atenção nesse contexto?

- Me distraio muito quando atendo online. O que fazer?

- O que eu preciso evitar ao atender online?

22 out
2020
Ana Lúcia Alcântara de Oliveira Ulian A COLETA DE DADOS E A SELEÇÃO DO(S) COMPORTAMENTO(S) - ALVO - que tipo de informação precisa ser garantida na primeira entrevista? - o que eu posso e o que eu não posso perguntar na coleta de dados? - deixo o cliente falar livremente ou devo dirigir a entrevista?

- o que devo observar no comportamento do cliente durante a entrevista?

- como selecionar os comportamentos alvo da intervenção?

- como saber o que é importante e o que é periférico no relato do cliente?

- o que é normal? e o que é patológico?;

- qual o limite entre o que deve ser tratado e o que deve ser aceito como particularidade do cliente?

5 nov

2020

Ana Karina Curado Rangel de Farias e Fabricio de Souza ACHO QUE NÃO CONSIGO ATENDER ESSE CLIENTE Reconhecendo meus limites como terapeuta.

Quando encaminhar meu cliente?

O que preciso garantir para fazer um encaminhamento ético?

19 nov 2020

João Vicente de Sousa Marçal e Denis Zamignani


NARRATIVA E PSICOTERAPIA O Eu narrativo e o autoconhecimento O que é verdade na psicoterapia? Verdade de quem?

O cliente como protagonista de sua própria história

3 dez 2020 Yara Claro Nico e William Perez A PSICOTERAPIA E A QUESTÃO DOS VALORES A busca pelo sentido

Por uma existência valorosa

Uma ação em direção a valores

21 jan 2021 Felipe Corchs e Regina Wielenska LIDANDO COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: O PSIQUIATRA
Quando encaminhar ao psiquiatra? A relação com o médico e a equipe multiprofissional

Lidando com o paciente que faz uso de medicação: manejo de adesão ao tratamento

Limites éticos e de privacidade

Armadilhas da interação multiprofissional: alianças prejudiciais ao vínculo terapêutico

04 fev 2021 Roberta Kovac e Denise Lettieri LIDANDO COM QUESTÕES EXISTENCIAIS NA PSICOTERAPIA Quando a demanda do cliente é por autoconhecimento Quem sou eu? De onde eu vim? Aonde quero estar?
25 fev 2021 Maria Fernanda Spínola e Marina Dantas LIDANDO COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: O ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO Quando encaminhar para um Acompanhante Terapêutico (AT)? Quais as funções e limites do AT?

Quando o AT faz a mediação com a família

Contribuições do AT para o planejamento da intervenção

11 mar 2021

Alessandra Villas-Bôas e Alessandra Avanzi

A INTIMIDADE NA RELAÇÃO TERAPÊUTICA O que é intimidade? Intimidade e vulnerabilidade

25 mar2021

Andrea Rodrigues Viana e Dan Josuá

PADRÕES PROBLEMÁTICOS DE INTERAÇÃO DO CLIENTE NA SESSÃO Meu cliente fala demais Meu cliente não me deixa falar

Meu cliente me interrompe na sessão

Meu cliente parece não me ouvir

Tenho dificuldade para encerrar a sessão com meu cliente

8 abr 2021

Giovana Munhoz da Rocha – Daniel Del Rey

ESTILOS DE CLIENTE: O cliente opositor Lidando com as críticas do cliente Quando o cliente precisa atacar

Meu cliente está dizendo o que eu devo fazer

Meu cliente me confronta

Meu cliente me criticou: O que fazer?

29 abr 2021

Simone Oliani e Adriana Fidalgo LIDANDO COM A IDEAÇÃO SUICIDA Meu cliente está muito deprimido. Ele não me disse nada concreto, mas tenho medo dele tentar suicídio Meu cliente está falando em suicídio, mas parece manipulação Meu cliente corre risco real de suicídio

Meu cliente tentou suicídio

13 mai 2021

Priscilla Araujo Taccola e Ana Carolina Macchione QUANDO ME IDENTIFICO COM O CLIENTE Tenho pena do meu cliente Admiro meu cliente

Sinto carinho por meu cliente

Quando a identificação pode ajudar

Quando a identificação pode ser prejudicial

27 mai 2021

Gisa Baumgarth e Marcia Mota

QUANDO OS VALORES DO CLIENTE DESTOAM DOS MEUS Não concordo com o pensamento político do eu cliente A sexualidade de meu cliente me incomoda

A religião de meu cliente me incomoda

Detesto a maneira com que meu cliente trata as outras pessoas

10 jun 2021

Fatima Cristina de Souza Conte e Bernardo Dutra Rodrigues

TERAPEUTA TAMBÉM É GENTE: QUANDO O TERAPEUTA ESTÁ EM SOFRIMENTO O sofrimento do terapeuta e sua disponibilidade para cuidar Quando o sofrimento do terapeuta pode comprometer a atuação clínica

24 jun 2021

Carlos Aznar Blefari

ACHO QUE MEU CLIENTE ESTÁ SENDO VÍTIMA DE PEDOFILIA: O QUE FAZER? Como posso avaliar a criança? Devo denunciar? A quem? Como conduzir a situação com os pais?

E se um dos pais está envolvido? O que fazer?

Como cuidar da criança?

8 jul 2021 Pedro Quaresma e Liane Dahás

O HUMOR NA SESSÃO

O humor como recurso de aproximação

Rindo “com o cliente”, e não “do cliente”

Quando o humor tem função de esquiva

Bacana, não? Mais ainda tem uma otima notícia. Alunos que se inscreverem nesse curso ganharão 100% de desconto no curso Estudos de Caso em Terapia Analítico Comportamental, até julho/2021.

Nele, a cada semana um terapeuta experiente apresenta uma análise aprofundada de casos clínicos, especificando todo o processo de intervenção desde a queixa inicial até o encerramento do caso, incluindo as variáveis consideradas na formulação do caso, a proposta de intervenção e os resultados alcançados ao longo do processo.



Para se inscrever, faça a sua matrícula no formulário abaixo. Em seguida, lhe enviaremos o restante dos pagamento por email (boletos bancários).


INVESTIMENTO:
Matrícula + 11 (onze) parcelas de R$ 299,00
(pagas até o dia 5 de cada mês a partir de agosto/2020)

Para descontos para grupos e pagamentos à vista, entre em contato via email, por favor, em contato@institutocontinuum.com.br.

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Interesse

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