Detalhes do Curso Gamificação como Estratégia de Ensino de Habilidades Acadêmicas

Parceria: LUPA Educação Ampliada

Produzir engajamento em tarefas acadêmicas (especialmente em crianças e adolescentes) é um desafio para pais e profissionais da pedagogia e da psicologia, uma vez que as consequências recompensadoras do estudo aparecem apenas em médio e longo prazo, estudar se torna uma atividade custosa e pouco atrativa para muitos estudantes. Nesse sentido, intervenções analítico – comportamentais envolvendo gamificação têm se mostrado efetivas quanto ao aumento do engajamento e motivação dos estudantes, pois conferem uma função lúdica ao estudo, além de oferecer instruções claras, feedback constante de acerto ou melhora de desempenho e sistemas de pontos e prêmios que tornam o estudo mais imediatamente recompensador.


Ementa

  • Introdução ao tema “treino de habilidades de estudo”: decomposição dos comportamentos de estudo e como planejar treino de aquisição/manutenção/refinamento desses;
  • Princípios da gamificação: o que é, quais as vantagens e como fazer;
  • Exemplos de jogos e suas mecânicas: tabuleiro, cartas, RPG, etc.
  • Exemplos de intervenções gamificadas.


Professores

Lucas Fukue: Psicólogo e espeacilista em terapia comportamental pela USP. Atua com o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e com psicologia clínica focada no atendimento de adolescentes, onde tem aplicado diversas técnicas utilizando gamificação.

Guilherme Garré: Psicólogo e mestre em Psicologia Experimental pela PUC-SP. Atua com o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e com psicologia clínica focada no atendimento de adolescentes, onde tem aplicado diversas técnicas utilizando gamificação.

Yulee Mendonça: Psicóloga pela UNIP, especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Paradigma. Atua como terapeuta e supervisora no atendimento de crianças com desenvolvimento atípico e com crianças e adolescentes para aceleração de aprendizagem. 

Ementa

Veja abaixo os temas referentes ao curso, caso atenda suas espectativas matricule-se o quanto antes para garantir sua vaga!

  • Treino de habilidades de estudo

  • Decomposição de comportamentos

  • Planejamento

  • Gamificação

  • Exemplos de jogos e mecânicas

  • Intervenções

Interesse

Gamificação como Estratégia de Ensino de Habilidades Acadêmicas

Gostou do curso? Deixe os seus dados abaixo e nós lhe avisaremos quando lançarmos a próxima turma, ok?

Você receberá no momento somente um contato de confirmação dos dados e assim que o curso estiver disponível receberá informações sobre ele.

Relacionados

Selecionamos alguns cursos que também podem lhe interessar. Vale a pena dar uma olhada!