Toda autorrevelação do terapeuta é bem-vinda em sessão? 08/03/2023 Psicologia e Análise do Comportamento Toda autorrevelação do terapeuta é bem-vinda em sessão? Compartilhar:

Por Larissa Schafranski

Toda autorrevelação do terapeuta é bem-vinda em sessão?

A autorrevelação pode ser de extrema importância para a relação terapeuta-cliente, e para o processo terapêutico. O compartilhamento de experiências sobre a vida pessoal ou profissional do terapeuta fornece ao cliente abertura para o sentimento de vulnerabilidade. Todavia, quando a autorrevelação é feita sem atingir seus objetivos funcionais pode intensificar o sofrimento do cliente.

Ter consciência dos seus processos e limitações, bem como treinar habilidades terapêuticas auxiliam o psicólogo a tornar sua intervenção mais efetivas, auxiliando assim o cliente em seu processo de melhora.

Confira esse ótimo bate papo entre Denis Zamignani, Larissa Schafranski e Yara Ingberman e, para saber, acesse o site da nossa Pós em Desenvolvimento de Habilidades Terapêuticas (https://materiais.institutocontinuum.com.br/pos-em-habilidades-terapeuticas)

Para saber mais:

Vandenberghe, L., & Pereira, M. B. (2005). O papel da intimidade na relação terapêutica: uma revisão teórica à luz da análise clínica do comportamento. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 7(1), 127-136.

Greboggy, F. B., & da Silveira, J. M. (2016). Relato de Terapeutas sobre o Impacto da Autorrevelação. Perspectivas em análise do comportamento, 7(2), 229-242.